Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
Brasil - Mundo

Interligação das bacias do Tocantins e São Francisco é debatida em audiência em Serra Talhada

Publicada em 12/04/18 às 16:07h - 128 visualizações

por Filó Notícias.Net


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Repdorução)
Ferrenho defensor da interligação entre as bacias do Tocantins e São Francisco, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) discutiu o projeto nº 6.569/13, de sua autoria, em mais uma audiência pública. Dessa vez, o debate ocorreu em Serra Talhada (PE), Sertão do Pajeú, no dia de ontem (11).
O projeto também prevê a inclusão no Plano Nacional de Viação e Obras, da interligação entre o Tocantins e o Rio Preto, com o objetivo de assegurar a navegação desde o Rio São Francisco até o Rio Amazonas. No projeto, o canal da transposição tem uma extensão total de 733 km, sendo 220 km de obras e 513 km por gravidade, a partir do Rio Tocantins, passando pela região sudeste do Estado até chegar à região da Garganta, no município de Formosa/BA, de onde seguirá pelo leito do Rio Preto até o Rio Grande por 315 km e, a partir deste ponto, por mais 86 km até desaguar no Rio São Francisco, no município de Barra (BA).
"Como morador nas margens e modesto conhecedor do Rio São Francisco, temos percorrido o seu trajeto, de Pirapora até Petrolândia, no lago de Itaparica e, vendo a diminuição do seu volume de água a cada ano que se passava, considerando estarrecedora e preocupante a situação de um dos rios mais importantes do Brasil, essencial para milhões de pessoas, em particular, os que residem no interior do nordeste brasileiro, como parlamentar, não dando mais para assistirá impassível à morte desse gigante maltratado, em 1995, apresentamos o Projeto de Lei nº 250/95, reapresentado, em 2013, através do Projeto de Lei nº 6.569/2013, aprovado por unanimidade na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, para interligar o Rio Tocantins ao rio São Francisco, para que ele possa continuar desenvolvendo a região nordeste do Brasil", frisou Gonzaga.
Além de Gonzaga, também participaram da audiência o prefeito da cidade, Luciano Duque (PT); o presidente da Câmara de Vereadores Nailson Gomes, os vereadores André Maio (autor da proposta), Antônio de Antenor e Agenor de Melo Lima; da Caiçarinha da Penha, Manoel enfermeiro; o presidente do Sindicato Rural, Flaviano Marques (Fabinho); o presidente do clube lojista Marcos Godoy; o médico Dr. Fonseca; os vereadores de Petrolina Ronaldo Sousa (PTB) e Pastor Alex de Jesus; o pré-candidato a deputado estadual, Alvinho Patriota, e a vereadora de Salgueiro, Paizinha Patriota, entre outras lideranças políticas.
Carlos Britto



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 (87) 9-9661-1561

Visitas: 5926604
Usuários Online: 165
Copyright (c) 2018 - Filó Notícias.Net - Filó Noticias.Net Conectando você ao Mundo das Informações.