Segunda-feira, 26 de Agosto de 2019
Pernambuco

Rejeitos de lama estão a cerca de 200 km do Rio São Francisco

Publicada em 11/02/19 às 09:06h - 130 visualizações

por G1 Centro-Oeste - Filó Notícias.Net


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Águas (ANA) afirmou em nota divulgada no início da tarde desta quinta-feira (7), que os rejeitos decorrentes do rompimento da barragem em Brumadinho estão a cerca de 200 km do Rio São Francisco em Minas Gerais.

De acordo com a ANA, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) detectou alterações no parâmetro de turbidez da água do Rio Paraopeba em São José da Varginha.

A nota informativa emitida pela ANA afirma que o ponto onde foi detectado a alteração fica a 200 km do início do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, que deságua no Rio São Francisco.

No entanto, a agência revelou que “alterações se mostram ainda pequenas e dentro da faixa de valores usuais para o período” e que “com a ocorrência de chuvas, poderão ser registradas alterações no comportamento até agora observado”.

A cidade fica há cerca de 21 km de Pará de Minas, onde o rio foi dado como morto após uma análise da Fundação “SOS Mata Atlântica”. Uma outra análise, também elaborada pela Fundação, revelou que as barreiras de contenção instaladas pela Vale no leito do rio conseguem reter apenas 50% dos rejeitos presentes na água.

A Fundação “SOS Mata Atlântica” informou que nesta quinta-feira a equipe, que está percorrendo mais de 300 km para analisar a situação do rio, fará análises no trecho do Rio Paraopeba que corta a cidade de Maravilhas, a aproximadamente 50 km de Pará de Minas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário






Nosso Whatsapp

 (87) 9-9661-1561

Visitas: 6743319
Usuários Online: 137
Copyright (c) 2019 - Filó Notícias.Net - Filó Noticias.Net Conectando você ao Mundo das Informações.